Tradições, Festas e Gastronomia



 Gastronomia



Conhecer a gastronomia de uma terra é conhecer parte fundamental da essência de um povo.  O "Leitão à Bairrada" e o "Vinho da Bairrada" são os verdadeiros "ex-libris" desta região, do seu povo e dos seus costumes. A gastronomia bairradina vai buscar as suas raízes ao dia-a-dia das suas gentes, ao seu labor e ao que a natureza lhes proporciona. É precisamente no trabalho agrícola, árduo e permanente, interrompido unicamente aos domingos e dias santos, que encontramos as origens desta gastronomia regional. 

Como pratos típicos desta região temos, para além do leitão à Bairrada, a cabidela e a feijoada de leitão, a deliciosa chanfana, a vitela à Vouga e os rojões à moda da Bairrada. 

O concelho de Oliveira do Bairro é parte integrante da região e da Rota da Bairrada. Esta região tem vindo a tornar-se conhecida como uma região marcadamente vinícola, local de produção de bons vinhos, nomeadamente os espumantes e o vinho da Bairrada. 

O vinho, é assim, o "cartão de visita" da tradicional hospitalidade bairradina, que ao visitante oferece sempre um copo de vinho servido na adega, ou uma taça de espumante para saborear em momentos mais íntimos, dentro de casa.
  




 Festas e Tradições

No concelho há várias festas e romarias, das quais são de referir a de S. João, realizada a 23 e 24 de junho; a da N. Sra. dos Emigrantes, no primeiro domingo de agosto; a de S. Lourenço, realizada no dia 8 de agosto; a de N. Sra. dos Aflitos, a 25 de agosto; a da N. Sra. da Saúde, no dia 15 de agosto; a de Ribeiro de Palha, a 8 de setembro; a de S. Simão, no dia 28 de outubro; e a de N. Sra. das Candeias, no primeiro domingo de fevereiro.
Há também feiras e mercados no concelho: em Bustos, há uma feira realizada nos dias 9 e 22 de cada mês; em Oliveira do Bairro, há um mercado todos os sábados; em Palhaça há uma feira todos os dias 12 e 29 de cada mês; e em Troviscal, a feira das Poceiras, que é realizada no dia 24 de agosto. Desde 1990 é realizada, no mês de julho, uma feira anual denominada de Feira Industrial, Agrícola e Comercial de Oliveira do Bairro (FIACOBA).
O feriado municipal era a 6 de abril, data da concessão do seu foral, mas foi alterado para a quinta-feira de Ascensão.
O artesanato tem vindo a ser fomentado no concelho, destacando-se: a cestaria, a fabricação de esteiros de bunho, a latoaria, os tapetes e a cerâmica.


Sem comentários:

Enviar um comentário