História



  História e Monumentos
  
As terras de Oliveira do Bairro aparecem pela primeira vez documentadas como "Olivaria", a 2 de junho de 922, quando o bispo de Coimbra organizou o Mosteiro de Crestuma e a vila do mesmo nome e doou a propriedade de Oliveira do Bairro, entre outras.
Aparecem mencionadas as propriedades de Oliveira do Bairro, num documento de maio de 1431, referindo-se às mesmas como pertencentes ao Mosteiro de Sta. Cruz de Coimbra. Foram seus donatários os condes de Miranda do Corvo e os marqueses de Arronches, mais tarde (1718) foram também donatários os Duques de Lafões.
O património arquitetónico é rico e variado e dele fazem parte a igreja matriz do século XVII, a Capela do Sr. dos Aflitos (séc. XIX), a de Repolão, dedicada à N. Sra. da Saúde (1953/55) e a de N. Sra. das Candeias; o Cruzeiro do Centenário em pedra ançã, com Cristo crucificado; os edifícios da estação de caminho de ferro e o edifício da Câmara Municipal.

O concelho de Oliveira do Bairro foi formado em 1836. Mas, devido ao seu óptimo posicionamento geoestratégico, Oliveira do Bairro sempre foi cobiçado pelos concelhos limítrofes de Aveiro, Águeda e Anadia, levando mesmo à extinção do concelho em 1895 e respectiva anexação das freguesias por estes concelhos limítrofes. Esta extinção foi “sol de pouca dura”, uma vez que, para bem destas gentes bairradinas, foi novamente formado o concelho em 1898 tal qual como se conhece hoje, excepção feita para a freguesia de Bustos que só foi formada em 1919. 

Sem comentários:

Enviar um comentário